quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Silent Hill 2

Seja bem-vindo aos Jogos em Série, blog que fala de jogos de uma forma direta feito por fã de games para outros fãs de games.
Hoje peço que apague as luzes, não fique perto de uma janela e entre no clima conosco para Silent Hill 2.
Estarei colocando um vídeo de trailer totalmente legendado em português para que possa ter uma ideia de como é o jogo.





                                                    TRAILER DE SILENT HILL 2

SILENT HILL 2



Silent Hill 2 foi lançado em 2001 para o Playstation 2 e logo mais recebeu uma versão para Xbox e PC. A história de Silent Hill 2 é com um novo protagonista chamado "James Sunderland" que não tem envolvimento nenhum com a primeira história contada no PSone (apenas algumas referências, mas nada diretamente).
Tudo se inicia com James chegando a cidade de Silent Hill pois ele havia recebido uma carta de sua esposa, e na carta ela estava dizendo que esperava ele no nosso "lugar especial", mas isso não podia estar certo pois a sua esposa Mary completava 3 anos que já havia falecido, então como ele acabou de receber uma carta dela com a própria caligrafia de Mary?? James não fazia ideia do que estava fazendo, ir até uma cidade para encontrar sua esposa que não via a 3 anos por estar morta? Isso não fazia sentido algum, mas James chegou até a cidade pois a sua vontade de ver a sua tão amada esposa era grande demais.
Após chegar na cidade, James começa a andar pelos campos e se lembrar da cidade que um dia foi de pousada para os dois, logo após isso James encontra o cemitério e lá está uma mulher. Aqui eu vou colocar o que os dois conversaram pra que vocês possam entender desde já como esse jogo é melancólico, triste e com uma das melhores histórias já criadas em videogames. Segue a baixo a conversa de James e Angela.

 James: Desculpe-me eu...
Angela: Desculpe, desculpe eu só...
James: Tranquilo, não pretendo assusta-la. Eu estou perdido.
Angela: Perdido?
James: Sim, estou procurando Silent Hill, você sabe se fica próximo daqui?
Angela: Huunm, sim, a entrada fica por ali. É difícil ver por causa desta neblina mas só existe uma entrada, não tem como errar.
James: Obrigado
Angela: Mas, não creio que deveria ir. Essa cidade... A algo estranho nela. É difícil explicar, mas...
James: É perigoso?
Angela: Talvez, não se trata apenas da neblina é ela...
James: Entendi. Terei cuidado.
Angela: Eu, eu não estou mentindo.
James: Eu acredito em você. Mas não me importo se é perigoso ou não, penso em ir de qualquer forma
Angela: Mas porque?
James: Estou buscando alguém. Se trata de alguém muito importante pra mim e faria qualquer coisa para estar com ela novamente.
Angela: Eu também estou procurando, busco minha mãe e meu pai, faz muito tempo que não os vejo. Pensei que os acharia por aqui mas não os encontro. Haam, desculpe, isso não é problema seu...
James: E espero que os encontre...
Angela: Sim, você também.

Imagem da conversa de Angela e James.


Pelo diálogo acima vocês podem perceber que não é apenas James que busca encontrar alguém em Silent Hill, Angela também busca encontrar seus pais. Qual a probabilidade de duas pessoas distintas se encontrarem num local abandonado e buscando o mesmo objetivo? Será que a cidade de Silent Hill tem algo a ver com isso? Só digo uma coisa, se tratando de Silent Hill tudo é possível.

Logo após isso, James encontra a entrada da cidade e ele percebe que a neblina realmente está muito forte, não deixando com que ele veja o que está a 5 metros a sua frente e é nesse clima que começamos de fato a busca de sua esposa Mary.






JOGABILIDADE


Silent Hill 2 se trata de um game estilo Survivor Horror criado pela Konami e aclamado por muitos fãs da franquia como o melhor jogo da série, e não é pra menos, ótimo enredo, gráficos em alto padrão para época de 2001, CG's absurdamente lindas e uma jogabilidade que deixava tudo bem mais emocionante. Eu diria que o ponto forte pra que você se sinta com medo, errar comandos e facilmente se perder, vem na parte de jogabilidade pois a Konami quis fazer você se sentir na pele de James. James não é um cara veloz, não leva jeito com armas, trava em passagens fáceis mas tudo isso é para que você se sinta como seria vivenciar toda essa experiência que Silent Hill pode lhe oferecer.
É comum no mundo dos games, o protagonista nunca ter passado um aperto na vida mas de repente tudo está dependendo dele e ele vira um verdadeiro Chuck Norris, matando tudo e todos que aparecem em sua frente mas Silent Hill é diferente, o protagonista mal sabe atirar e isso é visível já no primeiro disparo feito por sua pistola.
O jogo disponibiliza ao longo do tempo, um bom arsenal de armas mas não vai se animando pois a munição é escassa e as armas mais fortes devem ser guardadas para os chefes, pois esses sim podem lhe dar dor de cabeça se não souberem como enfrentá-los e existem também barras de ferro que podem ser encontradas no jogo. Ainda o game oferece kits médicos para recuperar a vida (já que James pode passar por alguns apuros).
Este game também é um grande desafio para os pensadores, pois existem ótimos Puzzles (quebra-cabeças) que o fazem perder algum tempo mas ficar orgulhoso de si mesmo por conseguir desvendar o segredo para progredir no jogo. Todos Puzzles são lógicos, se por algum acaso emperrar em algum não se desespere pois em algum momento você descobrirá o que deve fazer, mas caso não tenha sucesso não tem problema,  pode dar uma espiadinha rápida no tio Google porque ninguém é de ferro.

Eai, vai encarar?




MAIS UM POUCO SOBRE A HISTÓRIA


 Não vai demorar muito até que você se encontre com a personagem mais curiosa do jogo, o nome dela é "Maria". James em um determinado ponto encontra uma mulher de costas ao meio de toda aquela confusão e fica espantado ao perceber uma linda mulher, de roupas vermelhas, de cabelos loiros e incrivelmente parecida com a sua esposa Mary. Nada mais parece fazer sentido, e então ele vai para falar com ela. Vou deixar a conversa resumida do James com a Maria para que possam entender um pouco de como essa mulher é extremamente bizarra ao longo do jogo.

James: Mary? Não. Você não é a Mary
Maria: Me pareço com a sua namorada?
James: Não...Minha falecida esposa. Não acredito nisso, você poderia ser gêmea dela, seu rosto, sua voz... somente o cabelo e as roupas estão diferentes.
Maria: Meu nome é Maria. Não pareço um fantasma. Pareço? Veja, sinta como sou quente.
James: Você não é mesmo a Mary?
Maria: Já te disse, sou Maria

James: Desculpe, eu estava confuso
Maria: Aonde você vai?
James: Estou indo procurar a Mary. Ela me disse que estaria me esperando em nosso lugar especial.
Maria: Mas você não disse que ela morreu?
James: Sim, fazem 3 anos que ela morreu. Mas recebi uma carta dela falando que estaria me esperando no nosso lugar especial.
Maria: Então aqui é o lugar especial de vocês? de qualquer forma eu não a vi. Esse é seu único lugar especial? Me desculpe não queria deixa-lo bravo.
James: Na verdade tem o hotel Lakeview, mas não sei se ele ainda existe.
Maria: Existe sim, fica naquela direção.
James: Ok, obrigado.
Maria: Hey, você vai me deixar sozinha aqui? Com todos esses monstros?
James: Não, claro que não...
Maria: Estou completamente sozinha aqui, todos se foram... E me pareço com Mary não pareço? Você a amava não é? Ou talvez a odiasse.
James: Não seja ridícula.
Maria: Tudo bem então? Posso ir com você?
James: Tudo bem.



Imagem da conversa entre James e Maria

 O jogo por muitas vezes se passa por confuso, deixando nós mesmo sem saber no que acreditar, se estamos indo a algum lugar e se esse lugar é correto. Esse é um daqueles tipos de enredo que mexe com a nossa cabeça, emocional e nos marca por se tratar de uma história totalmente fora dos padrões e nexo.
Logo após essa conversa, Maria anda com James enfrentando a cidade de Silent Hill. Mas ela e Angela não são as únicas pessoas que James irá encontrar no seu caminho, a mais 2 personagens mas um se destaca a meio de tantas coisas estranhas, estou falando de uma garotinha chamada Laura.


Laura falando com James


 LAURA
 Eu achei valido fazer um tópico para falar somente desta personagem. Ela é uma menina que aparenta ter entre 7 a 9 anos de idade, e sempre está em lugares extremamente perigosos onde até mesmo James está quase morrendo, ela aparece sem nenhum tipo de arranhão ou medo. E o fato mais curioso é que ela de fato conhece Mary. Quem é essa garota? Como ela pode passear em Silent Hill e não sofrer com tudo aquilo que está a volta de James e os outros personagens? Mas o que Laura é e como ela progride no jogo eu deixo por conta de vocês de descobrir (Vale muito a pena). Quando eu joguei Silent Hill 2 pela primeira vez, Laura e Maria quebravam a minha cabeça pois nenhuma das duas fazia nexo nenhum com tudo o que estava acontecendo.
Imagem de Maria conversando com Laura

MONSTROS

Não tem como falar em Silent Hill e não lembrar dos Monstros que aterrorizavam a nossa vida. Existe alguma semelhança entre James e os monstros que estavam na cidade e aqui vai um pequeno "SPOILER" mas serve como curiosidade, isso não vai afetar de fato a sua jogatina.
Os monstros que encontramos em Silent Hill nada mais é do que nossa cabeça criando esses monstros, eles podem te ferir e te matar, mas todos são uma mescla de nossos desejos misturado com o horror que vive na cidade de Silent Hill. Quando encontramos a enfermeira por exemplo, vemos que ela tem um belo corpo, mas todo desfigurado, isso seria a vontade e saudade que James sente em fazer relações sexuais com Mary.
Se você reparar, todos os monstros em Silent Hill tem feições femininas ou seja, todos na visão de James. E cada personagem que está dentro daquela cidade tem seus próprios monstros vagando por todos os lados.
Podíamos ficar falando aqui sobre cada um deles, mas o que realmente é marcante neste jogo é o tão FODA e macabro PYRAMID HEAD. Este é o único monstro que não tem feição feminina e tem seus mais de 2 metros de altura com uma grande piramide em sua cabeça lhe causando dor, e como não se lembrar do grande facão que ele leva consigo que faria qualquer cangaceiro do nordeste ficar com inveja. Este com certeza é o mais temido por toda a série e não digo isto a toa, se Silent Hill já é macabro, com esse cara vagando pela cidade faz com que tenhamos crise de choro de raiva e sustos quando o encontramos, de fato não tem como esquecer esse Pyramid Head.

Obs: Se vir o Pyramid Head não pense, apenas corra.
Teria coragem de chamar essa jovem moça pra dar uma volta?



FINAL VERDADEIRO

Em todos Silent Hill existem mais de um tipo de final, existe o final bom, o ruim, o ridículo (acredite se quiser esse envolve até alienígenas) e o verdadeiro e isso vale para todos os games da franquia. Aqui vamos falar somente do Final verdadeiro que se chama "In Water". Vou deixar um vídeo pra você que quer ver qual é a última cena do jogo e totalmente legendado em português do Brasil, mas não se esqueça é um vídeo de SPOILER total ou seja se ainda pretende fechar o jogo, recomendo que assista somente depois que acabar de jogar.
Eu gostaria de deixar esse vídeo pois quando eu terminei o jogo e assisti a tudo isso, eu simplesmente me levantei, respirei fundo, fiquei olhando pro nada por algum tempo e fui vendo os créditos subirem na tela da minha TV, foi então que comecei a bater palmas pro jogo pois Silent Hill 2 conseguiu me surpreender até o último momento e me emocionar com tudo o que foi dito, realmente James e Mary passaram por maus bocados. Deixo o vídeo para você dar uma conferida.  Vídeo com final Verdadeiro de Silent Hill 2


DECLARAÇÕES FINAIS

Se me perguntassem porque gosto tanto de videogame, eu falaria que adoro histórias, assim como livros abrem a sua mente, os filmes são artes visuais que podemos admirar e os videogames são cada vez mais uma mistura dos dois. Eu adoro histórias, sejam elas infantis, adultas, ficções não importa o gênero, alguém criou esse conteúdo para ser passado a diante e é isso que os videogames fazem com muita perfeição, mistura um ótimo enredo com a possibilidade de vivenciar aquilo na pele.
Silent Hill 2 tem uma ótima narrativa, personagens marcantes, uma ótima trilha sonora e ainda por cima com um final que pode fazer você suar pelos olhos (porque aqui ninguém chora).
Se não tiver coragem de jogar no melhor clima que é a noite quando todos ja foram dormir não tem problema, jogue durante a tarde. Mesmo assim ainda tá difícil? Chame um amigo pra lhe ajudar a passar por todos os problemas, o importante é sempre se divertir e se tiver companhia a alegria é sempre compartilhada.



CURIOSIDADES

 O manequim que você encontra a lanterna bem no início do jogo, se reparar bem está vestindo uma roupa... Essa roupa nada mais é do que a própria roupa de Mary.

 
 Ainda no universo Silent Hill 2 existe um conteúdo extra que foi adicionado um tempo depois, e nesse novo conteúdo você pode jogar com a Maria, e tudo isso antes mesmo de se encontrar com James pela primeira vez, é um conteúdo bem curto, mas vale muito a pena (e é bem perturbador).





Em Silent Hill 4 você se encontra com o Pai de James, e ele conta o que aconteceu com o seu filho, isso só foi feito para revelar qual o verdadeiro final de Silent Hill 2.



Gostaria de agradecer você que leu até aqui, muito obrigado. Obrigado por estar acreditando no trabalho que estou fazendo, ainda é muito cedo pois esse é o terceiro artigo que escrevo mas o Feedback que estou tendo está me alegrando e muito e só tem aumentado a vontade de continuar escrevendo e falando de videogames, que é o que adoramos. Muito obrigado mais uma vez, se ainda não conferiu os outros artigos, da uma olhada ali no canto superior direito da página, em breve estarei com outras histórias para contar. Até breve.










6 comentários:

  1. Ótimo artigo! Eu só joguei o primeiro Silent Hill, do PSone ainda, mas fiquei com muita vontade de jogar o 2 tbem.

    ResponderExcluir
  2. Arrepiando muito com os clássicos!!!!! Excelente análise!!! Parabéns mais uma vez!!!

    ResponderExcluir
  3. Arrepiando muito com os clássicos!!!!! Excelente análise!!! Parabéns mais uma vez!!!

    ResponderExcluir
  4. Ótimo deu vontade de zera de novo esse obra prima

    ResponderExcluir
  5. Espetáculo de jogo, e mais uma vez uma excelente análise!!!!

    ResponderExcluir
  6. Espetáculo de jogo, e mais uma vez uma excelente análise!!!!

    ResponderExcluir