segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Jet Set Radio

Olá, aqui é o Allan do Jogos em Série, um blog que fala de games feito por fã para fã.
O jogo que aparece aqui desta vez é um jogo que muitos podem não conhecer ou nunca ter até mesmo ouvido falar mas que com certeza deixou de queixo caído aqueles que puderam joga-lo, estou falando de Jet Set Radio.


                                                     TRAILER DE JET SET RADIO

Jet Set Radio foi lançado dia 29 de Junho de 2000 no Japão e dia 11 de Novembro do mesmo ano para a América. Título exclusivo de Dreamcast, Jet Set Radio teve uma atenção toda especial para ele pois o jogo era incrivelmente bonito para os padrões da época por usar o tal inovador "Cel-Shading" um formato que possibilitava usar o 3D com aparência de desenho animado.
Já para tirar uma dúvida o jogo tem 2 nomes diferentes mas os mesmo se referem ao mesmo título, Jet Set Radio foi lançado para o Japão e Europa, já na América foi lançado com o nome de Jet Grind Radio mas eu prefiro usar este nome pois as continuações futuras levaram o nome de Jet Set Radio então digamos que esse é oficialmente o nome do game, mas não está nenhum pouco errado chamado pelo outro nome, fique com o que mais lhe agradar.





Este foi um dos grandes títulos lançados para o Dreamcast e como eu disse logo na introdução, infelizmente poucas pessoas puderam joga-lo de fato pois o console como todos sabem decretou a saída da SEGA do mercado de hardwares para mesa e se focar somente nos desenvolvimento de jogos (no japão a SEGA ainda lança jogos em Arcades) e isso acabou influenciando a popularidade deste jogo, mas quem teve a oportunidade de joga-lo com certeza guarda com grande carinho até os dias de hoje.
Quem está lendo até aqui espero que aproveite a análise e vamos nessa!!

JET SET RADIO
Jet Set Radio é um daqueles típicos jogos que jogamos e nos apaixonamos, pois nele temos hoje em dia aquela sensação de nostalgia misturada com " eu não acredito que esse jogo tem 15 anos" e com uma leve dose de "com certeza vou pegar meus patins depois de jogar isso aqui". Vou dar já uma ótima notícia para aqueles que não tem Dreamcast para pode jogar, Jet Set Radio foi lançado digitalmente para PS3 e Xbox 360 inclusive o Trailer que coloquei logo no começo (caso você não viu está abaixo da primeira imagem) é da versão dos consoles mais novos, relançaram o jogo e colocando ele em HD, o que já era lindo ficou agora de "vomitar cores" na sua tela.
Jet Set Radio tem um pequeno enredo, nada de surpreendente ou algo assim. Na verdade o enredo deste jogo é apenas um pretexto para a jogabilidade que aí sim, o torna realmente incrível. O game se passa em cidades fictícias do Japão, e em cada região existe uma gangue de pixadores que domina aquela área, a sua tarefa aqui é colocar o logo da sua gangue em cima da pixação dos inimigos pra fazer com que vença a disputa e domine a área.
Ao longo do decorrer da campanha, mais e mais personagens vão sendo desbloqueados e cada um com um tipo de habilidade especial, alguns são mais velozes, outros são mais fortes e é você quem escolhe o modo de jogar, então mesmo que você habilite todos os personagens você com certeza terá preferência por algum, aquele que mais tiver haver com o seu estilo neste jogo.
Personagens jogáveis ao longo da campanha




De início você terá Beat e a Gum na sua gangue, pois ainda é o começo de tudo. Você vai habilitando os demais companheiros a cada fase e desafio aceito. Esse desafio funciona da seguinte forma, em meio algumas fases você vai encontrar um dos personagens bloqueados ali na imagem a cima e ele vai propor um desafio de manobras, se você conseguir completar as mesmas manobras que o seu oponente propor, ele(a) vai entrar pra sua gangue se tornando personagem jogável.


JOGABILIDADE

A jogabilidade aqui é bem diversificada, cada personagem tem um ponto forte a ser explorado mas nada também que com um pouco mais de treino você não possa jogar com os outros membros, na verdade isso se torna um novo desafio, completar as fases com os personagens que você considera mais fora do seu estilo de jogo.
Aqui você anda de patins em todos os lugares possíveis, são ruas, corrimãos, paredes, carros, o que estiver ao seu alcance. O negocio em Jet Set Radio é completar as suas pixações em determinado tempo, mas isso não é tão simples assim pois sempre haverá alguém pra lhe atrapalhar e estou falando da polícia. A eterna guerra de pixadores contra as forças da lei e desta vez você que assume o papel de rebelde (lembrando que pixação é crime, Graffiti é arte e a própria SEGA não apoia a pixação em lugares públicos).
O jogo se torna cômico por vários momentos, quando você estiver fazendo as primeiras pixações você perceberá que existe um polícial sempre correndo atrás de você para detê-lo, e quando você vai progredindo na fase e o polícial não conseguir te parar, irá aparecer reforços, estou falando de um batalhão inteiro de policiais atirando com armas e isso tudo sem falar das bombas de gás e os helicópteros fortemente armados e pronto pra lhe acertar uns tiros por você estar praticando pixação na cidade.
Corra que a polícia vem ai

Para você fazer a sua "arte" precisa lógico de latas de sprays, essas latas são coletadas na própria fase. Cada pixação nova que for fazer precisa de um determinado número de latas para ser concluído, se acabar as latas no meio da pixação você terá que sair, procurar mais latas e sim terminar o seu trabalho, mas fique tranquilo pois o seu trabalho não é perdido por você não ter latas suficientes, é só voltar e terminar o que começou.
Para começar a fazer uma pixação você deve encontrar os pontos específicos da fase marcada por uma flecha vermelha. Você ainda tem um mapa que lhe auxilia para saber aonde estão os pontos a serem pixados. Depois de encontrar vai começar um mini-game, esse mini-game é bem simples, irá aparecer a sequência de voltas no analógico do controle que deverá executar pra pixação ser concluida.

Fazer uma pixação deste tamanho nunca foi tão prático e rápido.
Todas as pixações devem ser feitas antes do tempo acabar, mas fique calmo, o tempo é bem generoso e muitas vezes você decora os lugares e das próximas vezes que for jogar você verá que o tempo da fase é muito mais que o suficiente pra concluir tudo.
DICA: Se acaso a polícia estiver dando muito trabalho, tente despista-la e então procure as latas vermelhas, elas são a sua "vida" neste jogo, basta recolhe-las e sua Life voltará ao normal.
O jogo também lhe proporciona momentos épicos, existem muitas manobras para serem feitas nas fases que podem lhe ajudar a cortar caminho e se dar bem. Os combos que podem ser feitos no jogo são coisa que realmente o faz querer jogar por horas e horas para aprender a como pular em uma parede, fazer uma pixação enquanto pulou e ainda cair num corrimão e sair deslizando na frente das pessoas, tudo isso num combo só, Jet Set Radio não tem a física do mundo real aplicada nele, então aproveite e tenha isso a seu favor.





GRÁFICOS

Quem gosta de jogar vários games entende que nem sempre gráficos, enredo e jogabilidade andaram lado a lado. Era comum nós no tempo de NES, Mega Drive, Atari 2600 termos que jogar e imaginar as coisas como queríamos que fosse, jogabilidade por muitas vezes era realmente o melhor dos consoles. O tempo foi passando e começamos a ter gráficos tão competentes quanto as histórias, e então os dois se juntaram e começaram a nos proporcionar experiências tão fantásticas quanto os filmes. Não estou dizendo que Jet Set Radio é digno de filme Hollywoodiano mas é inegável que em pleno 2000 tínhamos gráficos bem avançados e muito bonitos até aos dias de hoje. Essa nova engine que a SEGA estava usando, possibilitava usar gráficos de desenhos animados em projeções em 3D que para a época era de tirar o fôlego de tão lindo que era.

É muito bonito de ver como os lugares foram construidos independentemente, representaram muito bem uma cidade urbana, pessoas andando nas ruas, carros passando, o clima do dia, noite ou mesmo entardecer tão um toque bem charmoso aos gráficos do jogo.
É fácil também você perder a fase por querer mais explorar o cenário, ficar analisando as texturas, sombras, cores, objetos... em fim, o jogo trás uma produção de arte muito competente.


TRILHA SONORA

A trilha sonora do jogo é espetacular, ela é própria e da um aspecto que o jogo merece. Não teria como melhor representar esse jogo do que um bom Hip-Hop, e é exatamente esse gênero que está em quase 100% do jogo. A música combina muito com o menu de introdução, com as manobras feitas, com o modo dos personagens em agir e até mesmo com o toque de humor que o jogo leva. Vou deixar um link para vocês ouvirem a trilha sonora do jogo por completo. TRILHA SONORA COMPLETA JET SET RADIO .
Aqui deboas, indo fazer minha pixação e escutando meu som enquanto esse helicóptero atira em mim. Deboas.
CURIOSIDADES

Em Jet Set Radio por algumas vezes conseguimos achar os membros de outras gangues terminando a pixação deles. Podemos simplesmente pega-los distraídos e pixar a cara e toda a roupa deles (não a nada mais divertido que vingança hahahaha).

Jet Set Radio recebeu uma continuação, ela existe para o Xbox e é nomeada de Jet Set Radio Future.

No Dreamcast nós podíamos acessar a internet e fazer a nossa pixação e deixar para download para que outras pessoas baixassem e usassem em seus jogos, assim como podíamos usar para nós mesmo.


CONSIDERAÇÕES FINAIS


Muito obrigado você leitor que viu essa análise de Jet Set Radio, gostaria de agradecer o tempo que reservou para ler este artigo que fiz e que vou continuar fazendo, sempre postando os jogos que foram marcantes para a indústria dos games. Se possível compartilhe com seus amigos, deixe o seu comentário. Vou ficando por aqui e espero velo na nossa próxima análise, muito obrigado mais uma vez.

2 comentários:

  1. Esse eu não conhecia....... Achei impecável como vc apresentou o game!!! Acho que o BO 3 vai dar lugar a um console vintage!!!! Parabéns mais uma vez!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Esse eu não conhecia....... Achei impecável como vc apresentou o game!!! Acho que o BO 3 vai dar lugar a um console vintage!!!! Parabéns mais uma vez!!!!!

    ResponderExcluir