Rise Of The Tomb Raider foi oficialmente lançado no dia 10 de Novembro de 2015, desenvolvido pela grande e gloriosa Square Enix e distribuido para jogadores de Xbox. Embora uma versão para PS4 ter sido prometida para o final de 2016, ainda não se tem nada escrito se o jogo terá alterações no conteúdo final, basta aguardarmos os próximos episódios.
Antes de começarmos pra valer, gostaria de deixar o trailer legendado desse jogo pra que vocês possam já entrar no clima, então bora lá. Trailer Legendado Rise Of The Tomb Raider.
Rise Of The Tomb Raider
O game se passa na atualidade e após aos acontecimentos do jogo anterior lançado em 2013 intitulado como um "reboot" da série. Quem viu a última análise do blog sabe que Tomb Raider já passou por algumas dificuldades de identidade. Identidade que ao longo dos anos foi de muita discussão para os fãs da série, pois os jogos sempre estavam com falhas no roteiro (isso falando dos primeiros 3 jogos lançados) e por tantas fases que a nossa musa eterna Lara Croft infelizmente passou por anos. O que me alegra bastante é saber que a Square Enix está por trás de Tomb Raider hoje em dia, pois está é uma empresa que sabe cuidar de seus personagens e é uma das melhores empresas no ramo de contar boas histórias, o que o dia Chrono Trigger, Final Fantasy, Dragon Quest...
Dando um novo começo com o jogo lançado em 2013 e essa continuação em 2015 nos faz pensar que finalmente teremos uma saga digna para Tomb Raider. Foram dois jogos lançados com apenas 2 anos de diferença da produção (e que produção), eu não me surpreenderia que nesse exato momento já estão trabalhando para um novo jogo da franquia que pode ser lançado no final de 2017 ou até metade de 2018.
Podemos ficar bem contentes pois a Square Enix não está para brincadeira e vamo então para o enredo nesse novo game.
ENREDO
Como já é de costume, você sabe que não rola spoilers sem que eu avise, então pode ficar sossegado e confira o enredo. Rise Of The Tomb Raider se passa após o reboot de 2013 e neste jogo, ficamos sabendo um pouco mais sobre a vida de Lara e de seu pai. O jogo se inicia com Lara e Jonah nas montanhas geladas da Sibéria, tentando encontrar uma cidade perdida ao meio de toda aquela neve. Lara está decidida a entender o que seu pai tanto falava a ela quando criança sobre seu trabalho e pesquisas. Ao que parece, Richard Croft (pai da Lara) estava no caminho para descobrir algo grande, algo que realmente poderia mudar a forma de como os humanos levariam a vida, ele estava buscando o mito da imortalidade. Infelizmente Richard sabia demais e não era apenas ele que estava em busca desta grande descoberta, um tal grupo misterioso chamado "Trinity" também buscava sobre essa tal descoberta sobre a imortalidade, mas diferente de Richard, a Trinity fazia tudo no mais silêncio e sigiloso possível, enquanto Richard gritava aos quatro ventos sobre a sua busca e pesquisas sobre imortalidade, o que o fez passar por mentiroso e por muitas vezes louco e com pouquíssimo crédito entre as pessoas.
O mesmo acaba acontecendo a Lara, depois de vivenciar tudo aquilo na ilha de Yamatai ela passa a acreditar que o mundo tem mais coisas a serem descobertas do que estão escritos em livros e mapas. Ela parte para a Sibéria com Jonah em busca da cidade perdida, aonde supostamente teria pistas sobre o local exato para a fonte da imortalidade. O jogo basicamente foca nesse desejo de Lara em terminar a pesquisa em qual seu pai dedicou tanto tempo de sua vida e para provar a todos que Richard Croft não estava louco. Entretanto o jogo também atravessa uma espécie de guerra civil, onde Lara vai precisar ajudar essas pessoas para que ela mesma possa continuar com seu objetivo inicial.
JOGABILIDADE
O que posso dizer sobre essa jogabilidade que mal conheço mas já considero pakas?? Brincadeira a parte o jogo esta com uma jogabilidade bem fluida, você não trava em paredes, cai em buracos a toa, nada do gênero. Tenho que contar apenas uma coisa que aconteceu comigo enquanto jogava que me chateou um pouco. Um pouco mais próximo ao final do game, tem uma parte que você fica encurralado e vem uns oponentes bem equipados com flechas, escudos e armas de fogo, pois bem, nesta hora confesso que penei um pouco para passar mas quando faltava 3 personagens para eu terminar de matar, o jogo simplesmente desligou a inteligência dos inimigos. Eles ficaram parados num lugar. Não se moviam, atiravam, não faziam absolutamente nada, daí terminei o serviço que tinha que ser feito e o jogo continuou, ou seja, a inteligência simplesmente apagou. Esse foi o único ponto bizarro que aconteceu comigo, porque de resto eu tenho que falar muito bem.
Temos boas novidades em termo de jogabilidade. Ainda temos as armas que ao parece ficara padrão, a pistola, o arco e flecha, a shotgun e a metralhadora. Mas agora podemos ter outras armas semelhantes a essas, mas algumas estão para comprar, e outras você deve ir buscando baús que contem pedaços de uma nova arma, juntando todos os pedaços, você terá uma nova arma. Eles mantiveram o esquema de melhorar seu armamento tipo, aumentando o numero de munições que podemos carregar, estender o pente, melhorar a mira, deixar a cadencia de tiro maior, etc.
Lara também ganhou alguns movimentos novos como saltar de um penhasco e jogar uma corda para se pendurar, e juro que isso deixa o jogo muito mais emocionante e com ação frenética do que simplesmente pular de uma plataforma para outra.
Como eu já disse, a jogabilidade está bem fluida, agora você pode se movimentar mais livremente e a própria Lara tem mais liberdade para executar coisas que o jogador pensar. Existem várias maneiras de passar cada trecho no jogo.
Outro ponto que achei excelente, é que agora o mapa está bem mais aberto e amplo. No reboot de 2013 era normal termos apenas uma trilha para seguir, uma floresta em volta que não conseguíamos acessar para dar a falsa ilusão de grandeza e que não deixa de ser bonito mesmo assim. Mas aqui em Rise of the Tomb Raider é diferente, é claro que você não pode explorar cada pedaço da montanha ou algo do gênero, mas eu digo que a sensação de que podemos ir mais longe, estarmos mais livres para caminhar, com certeza é muito maior neste novo jogo.
GRÁFICOS
É bem óbvio que os gráficos para esse jogo estariam lindos. E foi exatamente isso o que aconteceu. Se tratando de uma nova geração e todo o investimento que a própria Microsoft investiu para ter a exclusividade temporário do jogo, estava bem na cara que essa questão não seria um problema.
Mas ainda assim, quero falar de como a Lara Croft está mais linda do que nunca. Sério, estou falando muito sério. É lindo de ver como ela amadureceu com sua última aventura na ilha de Yamatai e agora ela é uma mulher muito mais decidida e fria nas suas escolhas, ela passou de uma menina com medo e incerta para uma mulher que sabe qual é o seu objetivo e luta, faz de tudo para alcança-lo. Os gráficos aqui só conseguem mostrar tudo isso que eu disse com mais clareza. É incrível de ver como a Lara ajeita o cabelo quando ele começa a incomoda-la. São bons detalhes que colocaram neste game que o faz ser um game totalmente bem polido e pronto para ser apreciado como uma obra de arte.
Por vários momentos eu parei o jogo, fiquei olhando como o vento movimentava as folhas da árvore, na neve que caia, nas texturas das roupas e vamos ser muito francos, a Lara Croft está sensacionalmente linda, como não se apaixonar por essa mulher? Lara em nome a todos que acompanham o Jogos em Série, nunca irá existir outra personagem feminina em nossos corações, você é a melhor.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Se você tá pensando em investir num bom título para o seu Xbox nesse final de ano, eu indicaria sem medo algum Rise Of The Tomb Raider. É um jogo com uma boa história, bons gráficos, jogabilidade fluida e também está totalmente dublado e legendado em português. Você pode mudar a configuração assim como eu fiz, deixei áudio em inglês e legendas em português. A dublagem está boa, mas acostumei com a voz da Lara Croft em inglês então será sempre em inglês para mim.
A única coisa que posso por em questão é investir o valor de um jogo novo, que para Xbox One e Xbox 360 Tomb Raider está saindo com faixa de R$ 160,00 reais, é que se ele tem fator replay? Se depois que termina-lo você terá vontade de continuar jogando. Você termina o modo história com mais ou menos 60% do jogo, depois disso existem vários secrets e tesouros por todo o mapa, aqui você pode coletar tudo para entender totalmente os mínimos detalhes da história que o jogo se envolve.
O jogo também existem 4 tipos de dificuldade, se você estiver procurando por desafio e algumas dores de cabeça, coloque na dificuldade máxima e divirta-se.
CURIOSIDADES
Na franquia Tomb Raider, a única arma que aparece em todos os jogos, é a Pistola.
Lara Croft está linda não é mesmo? E se eu disser pra você que a mulher que hoje em dia dá a vida à personagem Lara é a Atriz Camilla Luddington. Essa garota no início de carreira já trabalhou com filmes adultos. Agora sim toda vez que você ouvir a Lara Croft gemer, pense bem hein jovem.
Tomb Raider ano que vem completa 20 anos de vida. Você acha que a Lara melhorou ao longo do tempo??
Gostaria de agradecer você que leu até aqui. Um muito obrigado mais uma vez, a resposta que estou tendo tem sido bem motivador e tudo isso graças ao feedback de vocês. O nosso blog fala mais de jogos nostálgicos, mas sempre que um jogo de uma franquia que nós gostamos aparecer e ser tão bom quanto Rise Of The Tomb Raider, temos que abrir uma exceção pois afinal, os games estão conosco desde sempre e jogar os novos de hoje é jogar os velhos de amanhã.
Muito obrigado e nos vemos na próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário